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Código 12 (EGR) resolvido!

31K views 46 replies 22 participants last post by  dano  
#1 ·
Fui e corri com o lude para a oficina de 3gdude hoje e demos uma boa olhada nos problemas que ele tem tido. Em primeiro lugar, foi o código 12 (sensor de elevação EGR) que me atormenta desde que o comprei. Depois de remover a válvula EGR do carro, tiramos o sensor e descobrimos que o sensor estava realmente preso. A própria válvula estava boa. Bill aplicou um pouco de PB blaster e conseguiu soltá-lo. A junta triangular do sensor também estava um pouco velha e não estava segurando o vácuo depois que a colocamos de volta, então forcei uma pequena junta redonda na cavidade da junta triangular e ela se encaixou perfeitamente. Após a remontagem, a válvula EGR manteve o vácuo. Nenhum código 12 apareceu depois que coloquei a válvula de volta no carro.

Para o próximo problema, o lude está funcionando rico! Conectamos uma sonda traseira ao sensor de O2 e a executamos em um medidor. O medidor mostrou 0,9 volts em marcha lenta. (qualquer coisa acima de 0,5 é rica) Depois de verificar uma infinidade de outras coisas (pressão de combustível, vácuo do sistema, regulador de pressão de combustível, etc. etc.) conectamos uma bomba de vácuo/medidor ao tubo do sensor de mapa (#21 da caixa de controle). Quando aumentamos o vácuo, o motor começou a empobrecer. Só tivemos que diminuir o vácuo em cerca de 1/2 polegada antes que ele começasse a ficar rico novamente. Portanto, a conclusão é possivelmente um sensor de mapa ruim/antigo, ou algo obstruindo a linha de vácuo o suficiente para fazer a mistura enriquecer. Preciso encontrar alguém com um sensor de mapa bom conhecido para que eu possa trocá-lo para testar nossa teoria.

Um GRANDE obrigado a Bill (3gdude) por me ajudar com este. A cerveja é por minha conta da próxima vez, cara!!
 
#2 ·
Eu coloquei um B20a e não tenho nenhuma porcaria de egr nele, então você sabe como posso impedir que isso lance um código? No momento, removi a lâmpada da luz de verificação do motor. ;-)
 
#3 ·
A única maneira que conheço de impedir que o código apareça é conectar uma válvula EGR com sensor. Não precisa ser conectado ao motor - o código é para o próprio sensor de elevação. Ele apenas detecta se a válvula EGR abriu quando a ECU mandou. Vácuo constante é aplicado na caixa de controle que flui através da válvula de controle de vácuo constante que regula o vácuo para 8". Quando a ECU decide que é hora de abrir a válvula EGR (geralmente entre 1700-2200 RPM), ela envia um sinal para o solenóide EGR para abrir e liberar o vácuo para a válvula EGR. Isso abre a válvula e a parte superior da válvula pressiona o sensor de elevação. Contanto que a ECU leia um sinal do sensor de elevação de que ele abriu, nenhum código é lançado.

Eu diria que não é uma boa ideia tirar a lâmpada da luz de verificação do motor, a menos que você tenha uma boa visão do LED da ECU e a verifique regularmente.
 
#4 ·
porra, ele era legal. boa descoberta

Cerca de dois dias atrás, minha namorada comprou um 90 civic hatchback.
O cara que ela comprou também tinha um 88 prelude

Eu olhei para dentro e vi que ele tinha um cinzeiro.
Como eu não consegui um com o carro, me ofereci para comprar o dele (não consegui a gaveta dobrável nem o isqueiro)

Eu não fumo, mas quando toda essa merda está faltando, parece gay.

A razão pela qual estou escrevendo isso é porque ele disse que eu não poderia comprá-lo, mas para olhar em seus outros 4 prelúdios.

OUTROS 4!!

ele tem um 88 cinza
2 azuis 89 e um 89 cinza

ele me disse que eu posso pegar o que eu quiser
então eu peguei tudo o que estava faltando no meu carro e algumas coisas extras.
como uma admissão Weapon R

ele disse que consegue todos eles nos leilões por um preço muito baixo
A única coisa que eu não consegui foi a aba para a parte superior do cinzeiro.
 
#5 ·
lizrdboy said:
A única maneira que eu conheço de evitar que o código apareça é conectar uma válvula EGR com sensor. Não precisa ser conectado ao motor - o código é para o próprio sensor de elevação. Ele apenas detecta se a válvula EGR abriu ou não quando a ECU mandou. Vácuo constante é aplicado na caixa de controle que flui através da válvula de controle de vácuo constante que regula o vácuo para 8". Quando a ECU decide que é hora de abrir a válvula EGR (geralmente entre 1700-2200 RPM), ela envia um sinal para o solenóide EGR para abrir e liberar o vácuo para a válvula EGR. Isso abre a válvula e a parte superior da válvula pressiona o sensor de elevação. Contanto que a ECU leia um sinal do sensor de elevação de que ele abriu, nenhum código é lançado.

Eu diria que não é uma boa ideia tirar a lâmpada da luz de verificação do motor, a menos que você tenha uma boa visão do LED da ECU e verifique-o regularmente.
Jason, acho que você passou no curso Honda EGR(1) com A. Eu geralmente tenho que rolar para a direita para ler as postagens porque o texto é muito largo, então estou lendo esta postagem, rolando para baixo e lendo esta e fiquei totalmente impressionado com o conhecimento desta pessoa sobre o sistema EGR, e eu penso, quem diabos é esse!! Cara sabe tudo sobre EGR....role para a esquerda e era você..haaa....e sim, não precisa estar conectado ao motor porque o seu basicamente não está (passagens entupidas)....boa postagem...3gdude
 
#6 ·
Re: droga, ele era legal. boa descoberta

blackmprprelude said:
cerca de dois dias atrás, minha namorada comprou um civic hatchback 90.
o cara que ela comprou também tinha um prelude 88

eu olhei para dentro e vi que ele tinha um cinzeiro.
Como eu não consegui um com o carro, ofereci para comprar o dele (não consegui a gaveta rebatível nem o isqueiro)
ainda tentando descobrir onde este post se relaciona com este tópico... :)
 
#9 ·
Re: porra, ele foi legal. boa descoberta

blackmprprelude said:
ele me disse que eu posso pegar o que eu quiser
então eu peguei tudo o que estava faltando no meu carro e algumas coisas extras.
como uma admissão Weapon R

ele disse que consegue todos eles nos leilões por um preço muito baixo
a única coisa que eu não consegui foi a aba para a parte superior do cinzeiro.
Você comprou ou ele te deu tudo isso, cara, você tem sorte, cara.
 
#10 ·
Hmm, a minha válvula EGR deve estar avariada, porque tentei apenas ligar a coisa, mas não tive sorte. Estranho, porque não estava a apresentar nenhum código antes da troca, e verifiquei que o único código que estou a apresentar é o 12.
 
#11 ·
Também estou recebendo um código 12, mas ele só apareceu DEPOIS que fiz minha reconstrução.

Agora acho que os caras que estavam me ajudando fizeram merda e colocaram o tempo errado. Então, estou pensando que posso ter válvulas tortas agora porque estou ouvindo TIC TIC TIC quando acelero... (não em marcha lenta)

Então, válvulas tortas dariam um código 12... ou devo verificar aquela válvula EGR?
 
#12 ·
A falta de operação adequada da EGR pode causar detonação na aceleração. Se você consertar seu sistema EGR, a detonação provavelmente desaparecerá. E as válvulas tortas NÃO podem definir o código 12 ..... verifique as mangueiras de vácuo para roteamento correto....3gdude
 
#14 ·
As mangueiras podem estar boas, mas ainda precisam ser roteadas corretamente. Se você tiver certeza de que estão, use o fluxograma do manual online para diagnosticar. É muito simples e tudo o que você precisa é um voltímetro e uma bomba/medidor de vácuo manual. Se você ficar preso em algum ponto do fluxograma, basta pedir ajuda.....leia a postagem de Lizardboys, é simples e concisa....3gdude
 
#16 ·
p.s. Mencionei que ando por cerca de 5-10 minutos e tudo está bem, ENTÃO a luz acende com o código 12. (Isto é SEMPRE que o carro é arrefecido e ligado novamente, O código aparece após 5-10 minutos de condução)
 
#17 ·
Isso é normal para um sensor de elevação EGR. O EGR tentará abrir após cerca de 5 a 10 minutos de condução. Se o sensor de elevação não mostrar tensão para a ECU de que a válvula abriu, a ECU dispara o código. Portanto, se o seu sensor estiver preso, ou a válvula simplesmente não abrir por falta de vácuo ou válvula quebrada, o código sempre será acionado quando a ECU decidir que é hora de abrir o solenóide de controle EGR.
 
#18 ·
Hum, sim, eu gostaria de entender essas coisas de EGR... Espero ser o próximo prodígio no 3º gen lude com este site... Sendo que ainda tenho 16 anos (por mais três meses)... haha... Estou começando cedo o suficiente para começar esta minha busca :baa:
 
#19 ·
Tuff Tuffy7 said:
ummm, sim, eu gostaria de entender essa coisa de EGR... Eu espero ser o próximo prodígio no 3º gen lude com este site... sendo que ainda tenho 16 anos (por mais três meses)... haha... estou começando cedo o suficiente para começar esta minha busca :baa:
O sistema EGR é bem simples na verdade... citando meu post anterior:

Vácuo constante é aplicado na caixa de controle que flui através da válvula de controle de vácuo constante que regula o vácuo para 8". Quando a ECU decide que é hora de abrir a válvula EGR (geralmente entre 1700-2200 RPM), ela envia um sinal para o solenóide EGR para abrir e liberar o vácuo para a válvula EGR. Isso abre a válvula e a parte superior da válvula empurra o sensor de elevação.

A válvula EGR (Recirculação de Gases de Escape) permite que uma pequena quantidade de gás de escape retorne aos cilindros para resfriar a temperatura da combustão. Ele faz isso para evitar a formação de gases NOx produzidos durante a combustão. Basicamente, é um dispositivo de controle de emissões. O EGR não é introduzido no motor durante a marcha lenta ou a plena aceleração (WOT), por isso dificilmente reduz o desempenho do seu motor. No entanto, uma válvula EGR quebrada ou uma que está presa aberta fará com que os gases de escape entrem na marcha lenta, possivelmente, tornando sua marcha lenta muito ruim.
 
#20 ·
Então, a minha válvula EGR pode estar emperrando (causando aceleração com engasgos até 3.000 rpm, assim que aquece), mas enquanto a solenóide EGR estiver funcionando, não receberei um código. Minha aceleração é uma merda assim que aquece e eu piso fundo, mas é limpa acima de 3000 rpm. Mas enquanto ainda está frio ao sair da garagem, está tudo bem.

Levei ao concessionário porque estou farto disso na semana passada. Eu tinha substituído o rotor e os fios tentando consertar isso, sem ajuda. Eles descobriram que o rotor estava sujo e rachado, eu disse OK, mas faça um test drive. SEM AJUDA. Eles disseram que a bobina de ignição estava fora das especificações, mas eles não tinham uma. Eu disse que trocaria por conta própria. SEM AJUDA. Ontem à noite troquei o filtro de combustível, SEM AJUDA.

Devo puxar o EGR? Sempre que coloco uma carga no motor, ele faz isso, muito leve no pedal está tudo bem. O sensor MAP é um medidor de carga, aqueles custam US$ 276 no concessionário. O ouro está US$ 354 a onça hoje, jeezzzz. Aquela coisa não pode pesar muito mais do que uma onça.
 
#45 ·
Então, minha válvula EGR pode estar emperrando (causando engasgos na aceleração até 3.000 rpm, assim que esquenta), mas enquanto o solenóide EGR estiver funcionando, não receberei um código. Minha aceleração é uma merda assim que esquenta e eu piso fundo, mas é limpa acima de 3000 rpm. Mas enquanto ainda está frio, logo que sai da garagem, está tudo bem.

Levei ao concessionário porque estou farto disso na semana passada. Eu tinha substituído o rotor e os fios tentando consertar isso, sem ajuda. Eles descobriram que o rotor estava sujo e rachado, eu disse OK, mas faça um test drive. SEM AJUDA. Eles disseram que a bobina de ignição estava fora das especificações, mas não tinham uma. Eu disse que trocaria por conta própria. SEM AJUDA. Ontem à noite troquei o filtro de combustível, SEM AJUDA.

Devo puxar o EGR? Sempre que coloco uma carga no motor, ele faz isso, muito leve no pedal, está tudo bem. O sensor MAP é um medidor de carga, aqueles custam $276 do concessionário. O ouro está $354 a onça hoje, jeezzzz. Aquilo não pode pesar muito mais do que uma onça.
Minha dificuldade é semelhante. Funciona bem em marcha lenta e com aplicação de aceleração muito leve, no entanto, quando estou me aproximando da técnica, ele falha como uma metralhadora. Caso contrário, completamente bom. Lutei por uma série de outros fatores contribuintes.

Não consigo justificar um egr de 250 dólares em um carro que paguei 400 dólares. Jkjk eu sempre gastarei muito no meu bb1.
 
#21 ·
Kbulls91Lude said:
Então, minha válvula EGR pode estar emperrando (causando aceleração com engasgos até 3.000 rpm, assim que esquenta), mas enquanto o solenóide EGR estiver funcionando, não receberei um código. Minha aceleração é uma merda assim que esquenta e eu piso fundo, mas é limpa acima de 3000 rpm. Mas enquanto ainda está frio, logo que sai da entrada, está tudo bem.
O solenóide não tem nada a ver com o código. O código 12 é para o sensor de elevação que fica em cima da válvula EGR. Se o código for desligado, isso significa que a ECU não recebeu um sinal do sensor de elevação, significando 1 de 3 coisas... ou a válvula não abriu, o sensor de elevação não se moveu (o potenciômetro do sensor está preso) ou não se moveu rápido o suficiente (válvula EGR ruim, vácuo insuficiente, sensor de elevação pegajoso). Ele tem que receber a leitura de voltagem correta do sensor de elevação em 1 segundo ou mais, ou ele define o código.

Então, em termos simples, se sua válvula/sensor EGR estivesse emperrando, você receberia um código. Sem código, então provavelmente não há problema com seu EGR
 
#22 ·
Kbulls91Lude said:
So, my EGR valve can be sticking.
Este não é um problema de EGR. Tente desconectar o sensor de oxigênio, redefinir o ecm e dirigir assim por um tempo para ver se o sintoma desapareceu. Ignore a luz de verificação do motor por enquanto....3gdude
 
#24 ·
Obrigado a todos aqueles que estão dispostos a fazer um esforço extra para ajudar a encontrar uma solução - mesmo atirar peças é melhor do que pagar à concessionária por custos de peças acima do varejo e taxas de mão de obra de 65,00. A única vez que gosto de usar uma concessionária é quando não tenho uma ferramenta especial, unidade de diagnóstico por computador, etc. (exemplo - a ferramenta para conectar o computador ALB para serviço de diagnóstico).
Estarei muito interessado na solução final deste problema.
 
#25 ·
Desconectar o sensor O2 não fez diferença. Acho que preciso ir a um ferro-velho e encontrar um sensor MAP. Os modelos 90-91 são difíceis de encontrar no ferro-velho. Os Accords do mesmo ano são uma boa segunda opção para um MAP?
 
#26 ·
Você resetou a ECU como eu sugeri, certo??? Parece uma falha na ignição secundária. Comece verificando diretamente na bobina. Remova o fio da bobina da tampa e segure a extremidade desencapada a 3/4 de polegada de qualquer ponto de aterramento e peça para alguém dar a partida no motor. Deve gerar uma bela faísca azul. Ah, sim, não segure na mão, coloque em uma posição onde você tenha uma folga de 3/4 de polegada. Isso aproximará uma faísca de 30Kv. Se passar neste teste, tente a mesma verificação em cada fio da vela (extremidade da vela), mas use uma folga um pouco menor. Isso demonstra a capacidade do sistema de ignição de fornecer faísca suficiente para inflamar a mistura de combustível em qualquer condição. Também olhe para baixo nos buracos onde os fios vão e certifique-se de que não estão nadando em óleo. Se isso estiver bom, talvez teste novamente depois que o motor aquecer e a condição estiver presente...... E sobre o sensor MAP, o melhor que posso dizer é que todos os sensores MAP da Honda são iguais, mas nunca vi um falhar....3gdude